quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Goticismo...

O Que é o Gótico ?
O Gótico não é apenas uma opção de estética e sim uma mistura entre surrealismo, romantismo e estilo medieval. O Estilo Gótico tem origem nos Tempos Medievais, séculos XIII e XIV, ligado principalmente a arquitetura como catedrais e igrejas. O aparecimento do verdadeiro Estilo Gótico vem alguns anos a frente, onde a Época Medieval já era considerada um período bárbaro e obscuro, os bárbaros que lá viviam eram chamados de genos, portanto Gótico significa Bárbaros por excelência, causando assim um profundo despreso. O gótico, portanto é aquele que cultiva a depressão, utiliza a música, a arte e a literatura para expressar suas decepções tanto amorosas quanto da vida, sua opinião sobre o mundo e sobre as coisas no qual ninguém se importa, ou ainda para criticar aquilo que tanto o incomoda. A literatura Gótica faz uma grande distinção entre o BEM e o MAL. São muito citados nos textos góticos a noite, o pessimismo, a loucura, os sonhos, as sombras, as quedas, o medo, a decomposição, a atração pelo abismo, sem se esquecer da principal: a MORTE e a VIDA. Exitem várias classificações para o estilo Gótico, entre elas o Dark Wave, Pós-Punk, Electro-Gótico, Neo-Goth, 80's, Synth Pop, Gothic Rock, Ethereal. Espero ter conseguido passar uma pequena definição sobre o que é o Gótico.
ORIGENS E FUNDAMENTOS
Na literatura o termo gótico se refere a uma forma peculiar de romance popular do século 18. Romances góticos continuaram a serem escritos no séc. 19 e reapareceram com maior intensidade no séc. 20. É também conhecida como a "literatura do pesadelo". Esse tipo de literatura emergiu como uma forma de romantismo, mas procurando mostrar o lado mais negro e obscuro do ser. A literatura gótica impõe o sentido do pavor. É uma mistura de terror, dor, morte, horror, maldade, mistério, depressão...
COMO SÃO OS GÓTICOS
Em geral, a roupa é preta (as vezes rasgada), o indivíduo geralmente é pálido e tem um ar melancólico, comportamento dramático, é inteligente, cabelo comprido, coturno, aprecia cemitérios, livrarias, bibliotecas... Bom, mas isso é um esteriótipo. É claro que com o calor que faz aqui no Brasil é difícil ver alguém todo encapotado de preto e pálido. Por isso é mais correto classificar ou identificar o gótico pelo seu comportamento, que geralmente é dramático e pessimista. Os góticos tendem a ser anti-sociais, depressivos, apreciam um bom livro, poesia, filmes...
REPRESENTANTES
Na literatura, podemos citar Anne Rice, Edgar Allan Poe, Lord Byron, etc.. Na música há muita discussão. Por exemplo, alguns consideram Marilyn Manson como gótico ou neo-gótico, outros não. Mas os exemplos mais comuns são The Cure, Sisters Of Mercy, Bauhaus e o The Cult. Se você está procurando material gótico, procure assistir "Entrevista com o Vampiro", "Drácula de Bram Stocker", "O Corvo", etc... Quanto a literatura temos os contos de Edgar Allan Poe, além de seus poemas, sendo o mais famoso o "The Raven" (O Corvo), que tem inúmeras traduções. As poesias de Lord Byron também são um bom exemplo. Os que se inspiraram nesses autores também são uma alternativa válida, como por exemplo Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu na poesia.
GÓTICOS E VAMPIROS
Na verdade, os góticos se identificam com os vampiros por estes serem, segundo o folclore popular, criatura pálidas, sensuais, melódicas e aos mesmo tempo sinistras. O gótico adota a imagem mórbida e sombria do vampiro. Vampiros, assim como os góticos, apreciam a noite e a escuridão. Um bom exemplo é o vampiro Lestat do filme "Entrevista com o Vampiro".
Noite
Já quanto a andar somente à noite, vem outra dúvida, com várias explicações: pelo visual que usam, é quase impossível serem vistas como pessoas normais durante o dia, tanto pelo clima quanto pela formação cultural de outros. A noite também tem por si só um toque misterioso e depressivo.
Cemitérios
Por que essa fixação por cemitérios? Existe uma paixão do gótico pelo medieval: desde o tipo de escrita até a arquitetura e as roupas. Os cemitérios possuem dois elementos que fascinam os góticos, sua arquitetura e a paz. É um lugar de total tranqüilidade.

Um comentário:

vladesk santinary disse...

venho agradeser pois agora sei como sou e como devo agir,minah mente gotica esta pronta e me libertarei de mim mesmo pois sou um gotico e senpre serei obrigado somos uma raça unica não podemos deixar nossas raises e tradições morrer valeu